Com o slogan “Cafés incríveis, Florestas Preservadas”, o Acre participa pela primeira vez da Semana Internacional do Café (SIC), maior evento do setor na América Latina, realizado entre 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte (MG). A comitiva acreana, formada por 54 técnicos, produtores e extensionistas, apresenta cafés robustas de alta qualidade, produzidos em harmonia com a preservação ambiental.
O evento, que reúne mais de 170 expositores e estima movimentar R$ 60 milhões em negócios, oferece oportunidades como palestras, workshops e rodadas de negociação. O cafeicultor Lucas Santos, de Xapuri, celebrou a participação, destacando o potencial do Acre. “Estamos mostrando que também temos café de qualidade, com rodas de degustação para futuros negócios”, disse.
Além de exibir seus produtos, o Acre participa do Concurso Florada Premiada, promovido pela Três Corações, que valoriza mulheres produtoras de café. Quatro cafeicultoras acreanas estão na disputa, representando o estado com empreendedorismo e excelência.
Representantes do governo estadual, Sebrae, Senar, Embrapa e Copercafé integram a delegação. Vandré Prado, diretor do Sebrae, destacou o impacto do evento: “É uma oportunidade para troca de experiências e negociações, com espaço especial para as nossas produtoras”. A iniciativa reforça o compromisso do Acre em aliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico.