Na sessão solene em homenagem aos 60 anos de ensino superior no Acre e os 50 anos de federalização da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizada nesta sexta-feira (05) no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz (PSB) utilizou a tribuna para dar seu testemunho como exemplo da importância da instituição.
“Eu não poderia deixar de, nesse momento, estar participando e deixando aqui um testemunho do quanto é gratificante reconhecer que a Universidade Federal do Acre contribui com a mudança da nossa sociedade, dos nossos povos e agora também mais intensificadamente na inclusão”, disse.
Em seguida, o parlamentar lembrou sua própria história. “Eu nasci no dia 25 de março de 1976, no seringal de Niterói, no alto Tarauacá de onde são quatro dias de viagem para chegar na cidade de Tarauacá e em 1984 eu tive que ir embora desse seringal porque adoeci e os meus irmãos e a minha família ficaram lá e foi a Universidade Federal do Acre que me deu a oportunidade de ter um diploma, de ser alguém na vida, ter podido e poder ajudar a minha família e hoje estar aqui nessa Assembleia podendo ajudar os meus colegas, o meu estado. Eu fico muito emocionado e orgulhoso dessa universidade, orgulhoso do trabalho que ela faz e eu não tenho dúvida da justiça que é estar aqui hoje a homenageando.”, disse.
Antes de concluir o deputado cumprimentou os colegas de movimento sindical, também presentes à sessão e afirmou que vai sempre defender a instituição. “É muito emocionante estar aqui também revendo os representantes do DCE [Diretório Central dos Estudantes], os nossos sindicalistas do Sintest [Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau], assim como a professora Guida, minha professora do curso de Enfermagem da UFAC e dizer o meu orgulho de lutar e defender essa instituição enquanto vida tiver porque, para mim, é a melhor universidade do planeta porque foi a que teve a oportunidade de mudar a minha vida e a de muitos e muitos acadêmicos”, concluiu.