O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu a Bancada do Acre nesta terça-feira, 20, em resposta às solicitações do estado para melhorias no transporte aéreo. A reunião teve como objetivo discutir e avançar em projetos que visam aprimorar a infraestrutura aeroportuária, com destaque para a internacionalização dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, instalação do ILS no aeroporto do Juruá, construção do aeródromo de Sena Madureira e de outros municípios, além de iniciativas para aumentar a oferta de voos com preços mais acessíveis no Acre.
O Senador Alan Rick, representando a bancada, expressou gratidão pelo compromisso do Ministro com o Acre. Ele destacou os avanços conquistados, como a reformulação e internacionalização do Aeroporto de Rio Branco, prevista para outubro, com apoio da Vinci Airports, bem como a destinação de recursos para a construção do aeródromo de Sena Madureira e a revitalização dos aeródromos de Tarauacá e Marechal Thaumaturgo.
Além disso, foram abordados projetos para viabilizar voos internacionais com trechos domésticos nos aeroportos da Amazônia Legal e a utilização do FNAC para subsidiar o querosene de aviação na região amazônica. O Ministro reafirmou o compromisso do governo em fortalecer a aviação no Acre, colaborando para uma maior conectividade e desenvolvimento da região.
A reunião contou com a presença do Senador Petecão, dos deputados federais Roberto Duarte, Zezinho Barbary, Socorro Neri, Gerlen Diniz, Fabio Rueda, e Meire Serafim, além dos estaduais Luiz Gonzaga, Presidente da Aleac, Pablo Bregense e Eduardo Ribeiro. E dos prefeitos Tião Bocalom, de Rio Branco, e Mazinho Serafim, de Sena. Participaram ainda o CEO da Vinci Airports, Júlio César Ribas, e o Diretor Institucional, Thierry Besse, simbolizando uma força coletiva por um Acre mais conectado e desenvolvido.