Com assinaturas de Duarte, Velloso, Ulysses e Socorro Neri, oposição protocola CPI para investigar fraudes no INSS

Parlamentares do Acre estão entre os que assinaram o pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente descontos irregulares em benefícios de aposentados.

O requerimento, protocolado na segunda-feira (12), já conta com 259 assinaturas — sendo 223 de deputados federais e 36 de senadores — e aguarda tramitação no Congresso Nacional.

Na Câmara dos Deputados, os quatro parlamentares acreanos Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil) e Eduardo Velloso (União Brasil) assinaram o pedido. Zé Adriano, Antônia Lúcia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não constam na lista de apoiadores.

No Senado Federal, Alan Rick (União Brasil), Marcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD) também endossaram o pedido da oposição.

No texto que acompanha o requerimento, os parlamentares destacam:

“A maioria das vítimas são idosos e pensionistas, grupo especialmente vulnerável a práticas abusivas. (…) Investigar e punir os responsáveis é essencial para garantir justiça a essas pessoas e evitar novas violações.”

Os congressistas afirmam ainda que a CPI é essencial para corrigir falhas, aprimorar a fiscalização e resgatar a confiança da população no sistema previdenciário.

Nenhum parlamentar do PT apoiou a criação da CPI do INSS.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre