Deslizamentos se multiplicam e cheia do Rio Acre afeta milhares de famílias

Barrancos cedem com a subida do rio e cerca de 5 mil famílias já foram impactadas na capital acreana.

A cheia do Rio Acre já provocou pelo menos 12 desbarrancamentos em Rio Branco, segundo dados confirmados pela Prefeitura e pela Defesa Civil Municipal nesta segunda-feira (29). O agravamento da situação foi determinante para a decretação de situação de emergência no município.

Na medição realizada às 5h20, o nível do rio chegou a 15,32 metros, uma elevação de 46 centímetros em relação ao mesmo horário do dia anterior. Apesar da subida expressiva, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas, o que indica que o volume elevado é reflexo das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas cabeceiras.

O prefeito Tião Bocalom afirmou que não há registro de mortes até o momento, mas alertou para o risco iminente nas áreas de barranco. Somente na região do Preventório, ao menos oito residências foram diretamente afetadas por deslizamentos. O gestor defendeu a retirada preventiva das famílias que vivem em áreas de risco, destacando que a prioridade é evitar tragédias.

De acordo com a Defesa Civil, outros quatro desbarrancamentos estão em fase de apuração, elevando para ao menos 12 ocorrências. Apenas no mês de dezembro, o volume de chuva já ultrapassa 548 milímetros, mais que o dobro do esperado, cenário considerado raro, com registro semelhante apenas em 1975.

Atualmente, cerca de 5 mil famílias foram atingidas pela cheia em Rio Branco, sendo aproximadamente 4 mil na zona urbana e mais de mil na zona rural, o que pode representar até 20 mil pessoas afetadas. Como resposta, a Prefeitura iniciou a construção de 60 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, com previsão de entrega em até 48 horas. Com informações repassadas pela Prefeitura de Rio Branco e Defesa Civil Municipal.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre