Após dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a maior feira agropecuária do Acre, a Expoacre, em Rio Branco, deve voltar a acontecer. O evento está planejado para começar dia 30 de julho e seguir até 7 de agosto. O governo também decidiu a data da ExpoJuruá, outra feira agropecuária que é realizada em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade acreana. A festa começa dia 1 e termina dia 4 de setembro.
As expectativas para a realização do evento que visa o protagonismo agropecuário e empresarial do estado do Acre são grandes, além do governo, diversas outras instituições públicas e privadas começam a fazer articulações para viabilizar a realização do evento, que promete ser o maior de todos os tempos.
Espera-se que de 25 a 30 mil pessoas visitem o Parque de Exposições diariamente. Além de uma movimentação financeira semelhante ou maior que a registrada em 2019, quando a receita bruta de negociações chegou a aproximadamente R$ 74 milhões. O objetivo principal é garantir a geração de emprego e renda.
“É um evento que expõe as potencialidades econômicas do Acre, movimenta setores públicos e privados, traz uma grande oportunidade de negócios e promove a geração de emprego e renda. Já é uma tradição no calendário do Acre e conta com a participação da sociedade, além de trazer visitantes de outros estados e de países vizinhos como o Peru e a Bolívia”, defendeu a diretora técnica da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Taiane Belarmino.
A festa do agro
Já são quase 50 anos de ExpoAcre, esta será a 47° edição do mais importante evento do estado, que nunca deixou de ser uma festa essencialmente ligada ao agronegócio. Esse ano o agro do Acre tem muito a comemorar, passou pela pandemia de Covid-19 sem deixar de trabalhar um dia sequer, garantindo milhares de empregos e renda.
O campo vem forte, só nos últimos 10 anos a soja cresceu aproximadamente 7.000% e o rebanho do Acre aumentou em torno de 50%, isso somado a elevação de abates e investimentos no setor de plantio, demonstra uma clara recuperação econômica do estado, que será demonstrada durante a realização da ExpoAcre.