O DiárioCast, podcast do Diário do Acre, trouxe nesta sexta-feira (4) mais uma edição especial, gravada diretamente nos estúdios da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME-AC). O jornalista Ronan Matos, editor-chefe do Diário, recebeu o pecuarista e ex-candidato a vice-governador Fernando Zamora para um bate-papo sobre política, agronegócio e os desafios enfrentados por quem tenta ajudar no desenvolvimento do Acre.
Nos últimos dias, Zamora tem ganhado destaque nas redes sociais após denunciar a situação vivida por pequenos produtores dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. No episódio, ele compartilhou o que o motivou a se manifestar publicamente:
“Eu me sensibilizei muito, principalmente com esses acontecimentos lá na reserva Chico Mendes. A família praticamente perdendo tudo que tem. Então, por isso gravei e postei no Instagram, mas sem intenção de atacar governo A ou B. Eu acho que essa polarização não é sadia. O que precisa agora é sentar mesmo, discutir”, afirmou.
Zamora também comentou sobre sua trajetória como produtor rural, que vive no Acre desde 1987, e criticou modelos que, segundo ele, fragilizam a propriedade privada:
“A extrema esquerda é contra a propriedade privada. Querem que o Estado seja o provedor de tudo. Aquilo ali é um assentamento socialista. A pessoa não é dona de nada. Se não posso vender, emprestar ou arrendar, então não é meu. Isso é um problema seríssimo”, completou.
Além das críticas, o episódio abordou o papel político do agronegócio. Será que o setor irá se unificar nas eleições de 2026? Terá candidatos próprios? O que está em jogo?
Essas e outras reflexões você confere no novo episódio do DiárioCast, já disponível.