Um touro da raça Brahman, criado na Fazenda Diamante, localizada na Rodovia Transacreana em Rio Branco (AC), acaba de conquistar um feito de destaque nacional: recebeu o selo iFert™ CRV Lagoa, uma das certificações mais respeitadas no setor de reprodução bovina.
De propriedade do pecuarista Alcides Teixeira da Rocha, o reprodutor está atualmente em coleta de sêmen na central da CRV Lagoa, no Estado de São Paulo. Com genética reconhecida, seu sêmen é comercializado em todo o Brasil e também exportado para países da América Latina, como Peru e Colômbia.

O iFert™ é um índice exclusivo da CRV Lagoa que mede a fertilidade de touros de corte utilizados em programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A avaliação leva em consideração uma base de dados robusta, com mais de 1 milhão de informações validadas e 2.400 touros avaliados.
Segundo a CRV Lagoa, o objetivo do iFert™ é fornecer aos produtores mais segurança e precisão na escolha dos reprodutores, com base em evidências estatísticas da capacidade de prenhez dos animais. Para alcançar o selo, o touro precisa demonstrar desempenho acima da média em campo, com dados confiáveis de prenhez e critérios rigorosos de análise, que isolam fatores ambientais e femininos para avaliar exclusivamente o fator genético do reprodutor.
Brahman
O Brahman é o zebu mais criado no mundo, existem mais de 60 associações formais de criadores, nos 5 continentes. Criadores importantes da pecuária de corte no Brasil, procurando melhorar a raça introduziram uma genética oriunda de países como Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Paraguai.