O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou e publicou nesta quinta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado (DOE), duas importantes leis para a segurança no Acre. A primeira reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo para atiradores desportivos e a segunda para vigilantes de empresas de segurança privada.
De autoria do deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos), a nova lei, a exemplo de outros estados, traz segurança jurídica aos colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs).
Sobre a lei que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo aos vigilantes, Roberto disse: “Tendo em vista o momento delicado de insegurança pública que o Acre vive hoje, é necessário que essa atividade tenha os riscos devidamente reconhecidos”.
“Vai contribuir para que os vigilantes, que busquem retirar o porte de arma tenham mais um requisito preenchido pela lei federal 10.826/2003, possam ter o direito a portar arma para defesa pessoal, de seus familiares, do patrimônio e da população em geral”, pontuou o deputado.