Nesta quinta-feira, 12, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) reagiu com indignação à informação de que a carne dos bois abatidos durante a Operação Suçuarana, em Xapuri, será destinada a uma instituição no estado do Pará. A declaração foi feita pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, durante entrevista na tarde de quarta-feira, 11.
Duarte classificou a medida como “mais um absurdo” e acusou o ICMBio de agir com perseguição contra os produtores rurais acreanos. “Quando eu acho que já tinha visto tudo, o ICMBio vem com mais uma novidade absurda. ICMBio deve doar carne de gado a partir da entidade do Pará. Aí vocês estão brincando com a gente. Para com isso, rapaz! ICMBio, respeite o Acre!”, protestou o parlamentar.
O deputado também cobrou explicações públicas por parte do órgão federal. “Já, já nós vamos nos encontrar numa audiência pública lá em Brasília e vocês vão ter que dar satisfação a todo o povo do Acre. Chega de tanta perseguição aos nossos produtores rurais”, declarou, reforçando que pretende levar o tema à esfera nacional.