O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) criticou duramente a atuação do ICMBio e do Ibama durante entrevista ao Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, na última sexta-feira (13). Segundo ele, os produtores rurais do Acre e da região Norte estão sendo prejudicados por multas abusivas e embargos que inviabilizam a produção.
“É uma aberração. O produtor compra 100% da área, paga imposto sobre tudo e só pode usar 20%. Apresentei um projeto de lei para ampliar esse percentual para, no mínimo, 50%, garantindo o direito de produzir e, ao mesmo tempo, preservar”, afirmou Duarte.
O parlamentar também denunciou o uso de helicópteros para apreensão de gado, que estaria sendo abatido e, depois, com a carne sendo doada. “Isso é inadmissível, é um absurdo. É dinheiro público sendo usado para perseguir quem trabalha”, disparou.
Duarte responsabilizou diretamente o governo federal, citando o presidente Lula e a ministra Marina Silva como responsáveis pelas ações dos órgãos ambientais. “Eles são os responsáveis por essa perseguição aos produtores rurais”, afirmou.
O tema será levado à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que vota na próxima terça-feira (17) a convocação da ministra Marina Silva e dos presidentes do ICMBio e Ibama para prestar esclarecimentos sobre as operações no Acre.