Apesar de já ser monitorado por tornozeleira eletrônica, suspeito foi liberado em audiência de custódia após parecer favorável do Ministério Público.
Rafael de Araújo Lima, um homem de 28 anos com um extenso histórico criminal por roubo e tráfico, foi preso em flagrante com uma carabina semiautomática fabricada em 3D, mas acabou liberado no dia seguinte após uma audiência de custódia. A decisão judicial considerou que o crime de posse ilegal de arma foi cometido sem violência ou grave ameaça, substituindo a prisão preventiva por medidas cautelares com o endosso do Ministério Público.

Conforme detalha a redação do ac24horas, a prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil que visava outro suspeito em um imóvel de propriedade de Rafael, em Rio Branco. Durante as buscas, os agentes encontraram no quarto de Lima uma carabina FGC-9 MK2 calibre 9mm, escondida em um guarda-roupas com munições. Este tipo de arma, cujo modelo pode ser traduzido como uma afronta ao controle de armas, é um desafio para as autoridades por ser produzida em impressoras 3D e não possuir rastreamento
Apesar da gravidade da posse de uma arma com numeração suprimida e do histórico de reincidência do acusado, o juiz responsável pela audiência de custódia concedeu a liberdade provisória. Como resultado, Rafael foi submetido a novas medidas, incluindo recolhimento noturno e monitoração eletrônica, sendo que ele já usa tornozeleira eletrônica devido a uma condenação anterior por roubo, e o descumprimento das novas regras poderá levar a uma nova ordem de prisão.