Lula culpa extrema-direita por “empresário americano” que “ousa falar mal” do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quarta-feira (10) o empresário Elon Musk, da rede social X, o antigo Twitter. Sem citar Musk diretamente, Lula culpou a extrema-direita por permitir que um “empresário americano” que “ouse falar mal” do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O crescimento do extremismo de direita que se dá o luxo de permitir que o empresário americano, que nunca produziu um pé de capim nesse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros, do povo brasileiro”, disse o chefe do Executivo durante evento do Minha Casa, Minha Vida realizado no Palácio do Planalto. O proprietário do X nasceu na África do Sul, mas tem cidadania norte-americana.

No final de semana, Musk disse que não cumpriria as determinações do ministro Alexandre de Moraes para manter bloqueados perfis de investigados por supostos atos antidemocráticos. O bilionário também sugeriu que o ministro “deveria renunciar ou sofrer impeachment”. Após a repercussão, o magistrado incluiu o bilionário no inquérito das “milícias digitais”.

Durante o discurso, Lula afirmou ainda que os brasileiros devem defender a democracia e combater a “xenofobia do extremismo”. “Nós temos uma coisa muito séria neste país e no mundo, que é se a gente quer viver em um regime democrático ou não quer viver num regime democrático. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo”, disse o presidente.

Nesta terça-feira (9), o petista já havia feito críticas, sem mencionar Musk. “Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o dinheiro dele para ajudar a preservar o meio ambiente”, enfatizou o mandatário.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre