A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou nesta terça-feira, 21, da inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC), em Plácido de Castro.
Com um investimento de R$ 1,2 milhão proveniente de recursos próprios do Estado, o novo prédio fica localizado na Rua José Pereira Nolasco, próximo ao Mercado Alcides Pessoa de Carvalho, no centro do município.
A nova sede, com 210 m2, foi projetada para oferecer modernidade, conforto, acessibilidade e funcionalidade, seguindo o padrão da última unidade do órgão, entregue em Sena Madureira. O terreno foi uma doação da Prefeitura de Plácido de Castro, com apoio da Câmara Municipal.
Mailza, que também é titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou a importância da obra e parabenizou os 11 novos defensores públicos empossados no dia 10 de janeiro.
“Retorno com grande satisfação, após ter estado aqui em julho do ano passado, na assinatura da ordem de serviço para a construção. Hoje celebramos a concretização desse projeto, que é mais que um prédio. Impressionante que, em apenas seis meses, essa obra foi concluída, o que faz toda diferença na promoção da cidadania. A união de esforços foi fundamental para ver esse sonho realizado. Doutora Simone [Santiago, defensora pública geral do Estado], aqui tem muito da sua força, entusiasmo e vontade de um Acre mais justo. Meu muito obrigada também aos 11 integrantes recém-empossados da Defensoria. Vocês são essenciais para nos ajudar a levar dignidade para quem mais precisa”, destacou.
Na oportunidade, Simone Santiago foi homenageada pelo prefeito Camilo Silva e vereadores com uma placa em reconhecimento pelos serviços prestados ao município e se emocionou ao falar do sonho realizado.
“Este espaço é um símbolo da luta pela justiça e pela garantia de direitos; várias forças envolvidas fortalecendo ainda mais o papel transformador da Defensoria. Representa também dignidade às defensoras e defensores, servidoras e servidores que vêm trabalhar aqui e principalmente, àquelas pessoas que nos procuram e que necessitam do serviço. É para o cidadão que vai ser recebido com conforto e com atendimento humanitário. É dignidade, respeito e compromisso com a população de Plácido de Castro”, disse emocionada.
Para o gestor do município, as ações em parceria com governo do Estado e a inauguração da nova sede são “significativas para o Estado de Direito e para defesa de todo cidadão, pois a Defensoria tem um papel importantíssimo em todo o país; é através dela que garantimos o equilíbrio da justiça e a cidadania”.
A solenidade contou ainda com o descerramento da placa de inauguração e uma visita às instalações da unidade, que já está apta para atender a população.
Defensoria vai até a população acreana
Nos últimos anos, a Defensoria Pública do Acre vem registrando significativos avanços. Sob a gestão de Simone Santiago e a ampla parceria do governador Gladson Cameli, a instituição passou a expandir sua presença em municípios antes desassistidos, garantindo estruturas modernas e serviços ampliados.
Em 2024, a DPE/AC inaugurou novas sedes em Sena Madureira e Tarauacá e reformou unidades na capital acreana, Rio Branco. Além disso, estão em andamento projetos para a construção de sedes em Epitaciolândia, Capixaba e Plácido de Castro.
Um marco dessa evolução é a unidade móvel de atendimento da Defensoria, adquirida com emenda da vice-governadora Mailza Assis quando senadora da República, no valor de mais de R$ 2 milhões, que leva serviços jurídicos a localidades mais remotas.
Também estiveram presentes no ato a deputada federal Socorro Neri; a defensora-geral eleita para o biênio 2025-2027, Juliana Cordeiro; o juiz de Direito e diretor da Comarca de Plácido de Castro, Mateus Santini, representando o Poder Judiciário do Acre; o promotor de Justiça da Comarca de Plácido de Castro, Lucivan de Lima, representando o Ministério Público; defensores recém-empossados e servidores da unidade.
O que disseram
“A nova sede é um elo vital com o cidadão, que ganha um um espaço para o exercício de sua cidadania. Não é apenas obra em alvenaria, é um símbolo do compromisso do Estado, um farol de esperança que oferece Justiça, acolhimento e respeito aos que mais precisam.”
Fenisia Mota, presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre
“Dia histórico para o povo placidiano. Nossa população só tem a ganhar com essa estrutura, nesse novo prédio que é a Defensoria Pública em nosso município, e nós só temos a agradecer ao governo do Acre e à doutora Simone por esse compromisso.”
Rogério do Nascimento, presidente da Câmara de Vereadores de Plácido de Castro