Estudo do MapBiomas colocou o estado entre os cinco de maior área urbana vegetada, com a capital liderando o ranking. Mesmo com resultados positivos, Rio Branco teve mais de 10% de queda na cobertura.
Mesmo com o Acre entre os estados de maior proporção de vegetação urbana, Rio Branco foi a capital que mais perdeu área verde em 20 anos. A conclusão é de um levantamento do MapBiomas, divulgado no dia 8 de novembro.
O estudo colocou o estado nas altas posições de dois rankings, mas também revelou que a capital do Acre teve queda de mais de 10% na cobertura de área vegetada urbana em duas décadas.
De acordo com o MapBiomas, o estado tinha 43,3% da zona urbana coberta por vegetação em 2003. Em 2023, a abrangência de vegetação na área urbana caiu para 32,8% no Acre.
Por outro lado, o Acre aparece junto a Amazonas, Distrito Federal, Maranhão e Pará, liderando a lista dos estados com maior cobertura de vegetação na área urbana no Brasil.
O índice é puxado por Rio Branco, que é a capital com maior cobertura de vegetação urbana no país, à frente de Salvador, Vitória, Florianópolis e São Luís.