Acessar a internet e obter informações sobre investimentos em setores de destaque na economia do Brasil. É o que propõe a plataforma Monitor de Investimentos, lançada nesta segunda-feira (09), pelo Ministério da Economia. A ideia, segundo a pasta, é “dar maior visibilidade às oportunidades de investimento de interesse público”, no país.
Presente no evento de lançamento, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o painel é uma forma de o Brasil dizer ao mundo que está aberto a novos investimentos e tem potencial para fazer parte da OCDE. Segundo ele, há três grandes problemas para o futuro, dos quais o Brasil é parte da solução.
Também participando do lançamento, a subsecretária de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, mencionou que o Monitor de Investimentos é uma oportunidade sólida para o setor privado. Segundo ela, o financiamento privado leva retorno à população.
Criada em parceria entre o Ministério da Economia e o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, a ferramenta tem apoio financeiro do governo do Reino Unido. O representante do BID, no Brasil, Morgan Doyle, destacou a carteira de PPP, parcerias público privadas, no país, e disse que esse é um dos pontos dos projetos do banco. O Monitor de Investimentos pode ser acessado na internet, em gov.br/investimentos.
A plataforma projeta um total de R$ 188,1 bilhões para o setor de infraestrutura do país este ano.
O subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Nacional da pasta, Fabiano Pompermayer, explicou que o montante representa o volume já licitado e leiloado até o fim do ano passado.
Da redação Diário do Acre, com informações da Agência Brasil