O motociclista Paulo Sérgio Gomes Lima, de 37 anos, ficou em estado gravíssimo após se envolver em um acidente frontal com um carro na manhã desta quarta-feira (8), no km 75 do Ramal Progresso, região do Caquetá, no município de Porto Acre, interior do Acre.
De acordo com testemunhas, Paulo trafegava em uma motocicleta quando, de forma inesperada, colidiu de frente com um veículo Fiat Strada prata. O impacto foi tão forte que o motociclista foi arremessado contra o para-brisa do automóvel, sofrendo traumatismo cranioencefálico (TCE) de grau gravíssimo e fratura no fêmur da perna esquerda.
Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e levaram a vítima até a Unidade de Saúde Daniel Glendson de Lucena Bandeira, na Vila Caquetá. Entretanto, devido à gravidade dos ferimentos, foi necessário transportá-lo às pressas para o Pronto-Socorro de Rio Branco. Sem ambulância disponível, o homem foi colocado na carroceria de uma caminhonete, percorrendo trechos da BR-317 até ser interceptado por uma equipe de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os socorristas assumiram o atendimento e realizaram procedimentos de emergência, incluindo a intubação do paciente, que apresentava rebaixamento do nível de consciência. Já na capital, Paulo deu entrada no setor de trauma do hospital em estado gravíssimo, sendo levado diretamente para o centro cirúrgico e, em seguida, encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O acidente reacendeu as críticas da comunidade local sobre a falta de estrutura do posto de saúde de Caquetá, que não possui ambulância adequada para atendimentos de emergência. Moradores relatam que, em situações graves, os pacientes são levados em caminhonetes, expostos ao sol, à chuva e ao risco de novos acidentes. Eles cobram das autoridades uma resposta urgente e a disponibilização de um veículo apropriado para o transporte de vítimas.