Equipes dos bombeiros usam cães farejadores para tentar localizar vítima sob os escombros; estrutura abrigava oito residências
O desabamento de um conjunto de casas deixou duas pessoas mortas e ao menos nove feridas na manhã deste domingo (19), no bairro Ouro Preto, em Olinda (PE). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma idosa cadeirante de 69 anos ainda está desaparecida sob os escombros, e as buscas seguem com o apoio de cães farejadores.
As vítimas fatais foram identificadas como Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, encontrado morto no local, e José de Lima, de 67 anos, que chegou a ser socorrido de helicóptero para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. José teve 90% do corpo queimado.
A idosa desaparecida, Luzinete dos Santos Lima, é cadeirante e estava dentro de uma das casas no momento do desabamento. As equipes dos bombeiros atuam desde o início da manhã em meio aos escombros, com nove viaturas e 33 agentes mobilizados, além de unidades de resgate, salvamento e comando operacional.
De acordo com o major Melquizedek Calado, do Corpo de Bombeiros, o local abrigava oito casas, sendo cinco no térreo e três no pavimento superior, onde viviam cerca de 12 pessoas. “O mais difícil foi entender a estrutura do imóvel, porque eram várias residências no mesmo espaço. Depois, veio a complexidade de remover os escombros com segurança”, afirmou.
O Instituto de Criminalística está realizando perícia na área e nas vítimas. O caso será investigado pela Delegacia do Varadouro, que apura as causas do colapso estrutural. As Defesas Civis municipal e estadual acompanham a ocorrência e devem avaliar os riscos de novos desabamentos na região.