Pais terão que assinar Termo de Autorização antes de imunizar crianças

Conforme divulgado pela Redação do Diário do Acre, a vacinação em crianças teve início na manhã desta segunda-feira (17) e somente para àquelas que já tem 11 anos completo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o cronograma vai seguir conforme o avanço das faixas etárias na ordem decrescente de idade, ou seja, de 11 a 5 anos de idade.

O que vem deixando alguns pais preocupados é uma Nota Técnica publicada pela Prefeitura de Rio Branco a respeito da vacinação com o imunizante Pfizer, dose pediátrica. O Departamento de Vigilância Epidemiológica afirma que os pais ou responsáveis assinarão um termo no ato da aplicação da vacina. Recomenda-se que toda criança deve estar acompanhada de adulto responsável.

Conforme a nota, antes do profissional de saúde aplicar a vacina o pai ou responsável precisa assinar um termo que esclarece que, o pai precisa declarar estar ciente dos principais sintomas e reações esperadas, como: inchaço vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor no corpo), atralgia (dor nas articulações) e linfadenopatia (ínguas ou gânglios aumentados) na região axilar localizada no mesmo lado do braço vacinado. Caso a criança apresente dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações, a orientação é procurar atendimento médico.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre