O falecimento de Flaviano Melo, ex-governador do Acre, ex-prefeito de Rio Branco, ex-senador e ex-deputado federal, gerou uma onda de homenagens e manifestações de pesar entre os parlamentares acreanos. Flaviano, que faleceu nesta quarta-feira, 20, aos 75 anos, após complicações causadas por uma pneumonia, deixou um legado de dedicação ao serviço público e ao Estado do Acre.
O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) foi um dos primeiros a se manifestar, expressando seu pesar nas redes sociais. “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Flaviano Melo, um grande líder e figura emblemática da política acreana, presidente do MDB. Neste momento de dor, quero expressar minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que convivem com a memória de um homem que dedicou sua vida ao serviço público e à causa do nosso povo. Que sua história continue a ser lembrada e sua contribuição para o Acre nunca seja esquecida”, escreveu Duarte.
O senador Alan Rick (União-AC) também fez questão de destacar a trajetória de Flaviano Melo e seu legado de amor ao Acre. “Com muito pesar recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito de Rio Branco, ex-Governador do Estado, ex-Senador da República e ex-Deputado Federal, o amigo Flaviano Melo, aos 75 anos. Ele vinha lutando contra uma pneumonia e no início desta tarde sua morte foi confirmada pelos familiares, aos quais direciono minhas orações pelo conforto divino neste momento de profunda dor. Flaviano foi prefeito de Rio Branco por dois mandatos, Governador do Estado, Senador e Deputado Federal por quatro mandatos. Jamais esquecerei das conversas e conselhos desse grande líder da política acreana. Seu legado de amor e contribuição para com o nosso Acre é eterno”, escreveu o senador.
O deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) também se manifestou sobre a perda. “Hoje, o Acre perde um de seus maiores líderes. Flaviano Melo dedicou sua vida ao progresso do nosso estado, deixando marcas profundas como deputado, prefeito, senador e governador. Sua trajetória nos ensina sobre resiliência, compromisso e amor pelo Acre. Que sua memória inspire gerações futuras. Descanse em paz”, escreveu Velloso.
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) emitiu uma nota oficial lamentando o falecimento de Flaviano Melo e destacando a importância de sua trajetória política. “Flaviano foi prefeito de Rio Branco, governador do Acre, senador e deputado federal. Sua trajetória política foi marcada pela postura sempre democrática, pacífica e agregadora. Ele deixa um ‘legado de muito trabalho’ e amor pelo Acre, fato que certamente deixará sua memória viva ao longo dos anos”, afirmou a Mesa Diretora da Aleac em sua nota de pesar.