Prefeitura de Cruzeiro do Sul prepara abrigos para famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá

O Prefeito Zequinha Lima reuniu na manhã desta quarta-feira, 5, todos os secretários municipais para o planejamento do auxílio às famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá e que poderão ser retiradas de suas residências.

O manancial já atingiu a medição 12,69 metros, se aproximando da cota de transbordo que é 13,00 metros. Sete bairros já foram atingidos pelas águas do manancial: Miritizal, Boca do Môa, Lagoa, Várzea, Remanso, Cruzeirinho Novo e Saboeiro. Ainda não há famílias retiradas de suas residências, isso acontece apenas com 13,30 metros do nível do rio. Também não há suspensão de energia elétrica em nenhum bairro.

A reunião teve o objetivo de verificar qual estrutura já existe para receber as possíveis famílias desabrigadas. Já foram definidas as escolas municipais Corazita Negreiros e Thaumaturgo de Azevedo como os primeiros abrigos e duas equipes de saúde e da assistência social que darão suporte a esses abrigos. A Defesa Civil e Secretaria de Obras também estão com sua estrutura de pessoas e equipamentos de prontidão.

José Melo, Coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, destacou que choveu em 24 horas o previsto para chover até o próximo dia 15 de março e que a prefeitura está pronta para atender as famílias atingidas.

“A previsão seria de 200 milímetros até o dia 15 e ontem caiu 98,5 em apenas 24 horas, então a metade da chuva que era prevista para 15 dias caiu em apenas aproximadamente 2 horas de chuva, o que certamente fará o rio continuar subindo nas próximas horas”, pontua ele.

“Estamos nesse momento com 12,68 metros e com aproximadamente sete bairros que já estão atingidos parcialmente. A gente ainda não tem o levantamento das famílias que estão atingidas nesses bairros, mas já sabemos que são sete bairros. As primeiras retiradas acontecem acima de 13,30 metros, contudo já temos dois abrigos prontos, todo o plano de contingência pronto, todo o efetivo do município à disposição para caso seja necessária a retirada de famílias”, enfatizou Lima.

Zequinha Lima destacou a experiência de enfrentar outras alagações e disse que a prefeitura de Cruzeiro do Sul está preparada para auxiliar as famílias atingidas pela enchente.

“A gente tem um plano de contingência elaborado ainda no ano passado pela Prefeitura e pela Defesa Civil, exatamente apontando quais são os caminhos que precisamos seguir caso o Rio ultrapasse a cota de transbordo e, com isso, seja necessário retirar famílias. Estamos chegando à cota, que é de 13 metros. Então, quando isso acontece, acionamos todas as nossas equipes disponíveis na Prefeitura, onde possamos preparar os ambientes, preparar os abrigos, ter as equipes para coordenar esse trabalho, botar à disposição barcos e carros. Então, tudo isso foi feito aqui nessa reunião de hoje. Se chegarmos a 13 metros e 30 centímetros, que é a previsão para os próximos três dias, iremos começar a retirada de famílias. Com isso, levamos imediatamente para os abrigos e damos toda a assistência necessária que essas famílias precisam. Então, é possível, sim, que tenhamos nos próximos três dias uma elevação. Caso isso ocorra, estamos de prontidão, com tudo preparado para dar a assistência necessária e garantir a segurança que as famílias precisam nesse momento de dificuldade”, relatou o gestor.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi o trabalho realizado nos últimos quatro anos de elevação das primeiras casas atingidas pela cheia do manancial.

“Nos últimos quatro anos realizamos um serviço de elevação das primeiras casas atingidas pela enchente. Isso é importante porque minimiza a saída dessas famílias de suas casas. Se não tivéssemos realizado esse trabalho, com 13,00 metros já estaríamos retirando famílias. Hoje sabemos, através da Defesa Civil, que ao atingirmos 13,30 metros será necessário retirar 11 famílias. Então, vamos continuar com esse trabalho para reduzir o número de famílias retiradas de suas casas e encaminhadas aos abrigos”, finalizou Zequinha Lima.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre