Seguindo as mesmas premissas do Banco Bradesco, a Rede de Restaurantes Spoleto decidiu atacar o agronegócio brasileiro, com a desculpa de diminuir os impactos ambientais através de uma alimentação mais saudável”. O Spoleto aderiu ao Dia Mundial Sem Carne (20 de março) e no material promocional de divulgação disse que “Com um dia sem carne você economiza: 3,4 mil litros de água; 14 kg de Co2 na atmosfera; 24 m² de terras desmatadas”.
Produtores repudiam
Nas redes sociais, dezenas de produtores do agro repudiaram o posicionamento do Spoleto tendo em vista que o agronegócio brasileiro é moderno, sustentável e respeita o meio ambiente.
“A produção agropecuária brasileira tem a marca da sustentabilidade. O Brasil é hoje um dos poucos países do mundo com capacidade para responder simultaneamente os desafios globais da segurança alimentar e da sustentabilidade ambiental. Nunca foi tão importante transmitir essa mensagem a parceiros comerciais e aos mercados de destinos dos nossos produtos”, disse o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França.
Spoleto emite nota
A assessoria de imprensa do grupo Trigo, dono da rede de restaurantes Spoleto, entrou em contato com a redação do Diário do Acre para falar do posicionamento da marca sobre o Agronegócio Brasileiro. Reproduziremos abaixo, de maneira integral, o material que nos foi encaminhado.
Comunicado
O Spoleto atua no Brasil há 23 anos, operando no segmento chamado “Comida de Verdade” e com o propósito de democratizar a boa culinária do Brasil. Serve mais 18 milhões de refeições por ano em todo o país. É uma empresa diversa por natureza, que emprega 5,5 mil brasileiros em seus restaurantes e atende milhares de clientes sem restrições.
Seu negócio está intimamente ligado ao Agronegócio nacional desde sua fundação. Parceiros e fornecedores são fundamentais para a manutenção e garantia dos melhores produtos à mesa dos nossos clientes, já que são compradas aproximadamente 2.220 toneladas de proteínas de origem bovina, suína e aves. Além de 1.200 toneladas de laticínios, 168 toneladas de ovo de codorna fora todo hortifrúti. São mais de 80 milhões de reais em compras da agroindústria. Em nossa fábrica produzimos 900 toneladas de nosso carro chefe: o delicioso molho bolonhesa, feito com carne produzida em território nacional. ( volumes ano)
Por outro lado, a empresa busca também atender clientes com diferentes hábitos alimentares e aposta ainda nas proteínas feita à base de plantas e opções vegetarianas, veganas e sem lactose, que atende a uma parcela importante consumidores, que merece nossa atenção.
A nossa forma de atuação não exclui ninguém, pelo contrário, conecta diferentes produtores rurais a milhares de clientes.
Durante toda a pandemia da Covid-19, o Spoleto segue ao lado de quem se dedica, de quem produz, não importa a preferência, a crença e muito menos o que prefere comer. Por isso, Não pode ser confundido como inimigo de nenhum setor. O setor do Spoleto é apenas um, o dos brasileiros. Isso não significa que somos infalíveis, damos os nossos tropeços, e se porventura alguém se sentiu desprestigiado pela nossa comunicação ou ação gostaríamos de nos desculpar. Temos consciência de que não acertaremos sempre, mas temos o compromisso de reagirmos rapidamente.
Muito obrigado aos nossos parceiros fornecedores de carnes, laticínios, farináceos, hortifrúti, carnes feitas à base de plantas e bebidas, que seguem investindo em nossa parceira para fortalecerem seus negócios e acima de tudo aos nossos clientes que seguem confiando em nossos restaurantes para se alimentarem bem todos os dias.