Roberto Duarte apresenta projeto de lei para o retorno da bonificação regional na Ufac

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) apresentou o projeto de lei n° 1218/24 que garante a implantação de bônus de inclusão regional nos processos de seleção para ingresso em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior.

Com o projeto, as universidades e institutos federais ficam autorizados a conceder bônus aos candidatos na pontuação geral obtida na nota do Exame Nacional do Ensino Médio de acordo com as vulnerabilidades regionais e sociais específicas da região onde se inserem. O bônus é referente ao acréscimo percentual de 15% na pontuação geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com parlamentar, as instituições que estabeleceram o bônus estão sendo confrontadas judicialmente pela aplicação da medida, com concessão de liminares proibindo a prática. No Acre, a Justiça Federal derrubou a bonificação regional de 15%, afetando candidatos aprovados no último ENEM, obrigando a UFAC a reelaborar a lista de classificados, excluindo o percentual concedido.

O fato cria uma enorme insegurança jurídica e fere fundamentos previstos na Constituição Federal de 1988, quais sejam o de garantir o desenvolvimento nacional, bem como o da erradicação da pobreza e da marginalização e da redução das desigualdades sociais e regionais.

“A presente proposta é uma forma de garantir o acesso à educação superior para estudantes de regiões com menor oferta de oportunidades educacionais que, muitas vezes, têm menos recursos e enfrentam dificuldades enormes para competir em igualdade de condições com candidatos de regiões mais desenvolvidas, fora daquela unidade da federação”, disse Roberto Duarte.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre