Roberto Duarte: um nome para o Senado Federal em 2026

As discussões em torno dos possíveis nomes da direita acreana na disputa pelo Senado Federal nas eleições de 2026 se intensificaram e estão ganhando corpo. Entre os nomes discutidos nos bastidores da política acreana está o do deputado federal Roberto Duarte.

Presidente estadual do Republicanos, partido cujo lema é “o verdadeiro partido conservador do Brasil”, Roberto tem uma grande estrutura partidária. Além de sua presença em Brasília, a legenda conta também com Antônia Lúcia na Câmara Federal. Já na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), dispõe de três deputados estaduais e um plano ambicioso para as eleições municipais deste ano. 

O partido vem forte nestas eleições.

Somando-se a isso, outro aspecto que conta é o da lealdade. Para isso, Roberto deve ser leal, como já está sendo, ao senador Alan Rick (União-AC), que será candidato ao governo em 2026. Ambos estão sem espaços generosos no governo e na prefeitura, mas não se pode fazer política com o fígado e se aliar com o inimigo. Caso isso aconteça, ele não terá muitas chances de ser um possível senador da direita. 

É preciso firmeza e sobriedade nesse jogo.

Como é notório a todos, grupos políticos movimentam os nomes da ex-deputada federal Mara Rocha, do deputado federal Coronel Ulysses (União-AC) e do senador Marcio Bittar (União-AC), que já é um candidato natural, tendo em vista que planeja ir para reeleição.

Para alguns, 2026 ainda está longe; para outros, está tão perto que já começaram a jogar.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre