Entre 1º de janeiro e 15 de setembro de 2025, o Acre apresentou reduções em diferentes indicadores de violência, segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
De acordo com os dados, revelados pelo diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, a lesão corporal seguida de morte caiu 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já as mortes violentas intencionais tiveram redução de 26,8%. Os homicídios, em geral, caíram 29,3%, enquanto os casos de feminicídio registraram diminuição de 12,5%. Outro dado positivo foi a queda de 20% nas mortes decorrentes de ação policial.
Para o coronel, os resultados refletem o trabalho conjunto das forças de segurança, que envolve não apenas a Polícia Militar e a Polícia Civil, mas também o Corpo de Bombeiros. “Essas reduções retratam o esforço de todas as instituições. Até o Corpo de Bombeiros tem papel fundamental, principalmente na prevenção de acidentes, incêndios e no acompanhamento de grandes eventos para evitar tumultos. É um trabalho integrado em prol da segurança pública”, destacou.

Os números reforçam a estratégia do governo em manter ações de prevenção, repressão qualificada e integração das forças de segurança. A expectativa é que os índices continuem em queda até o fim do ano.