Nesta sexta-feira, 3 de maio, a Universidade Federal do Acre (UFAC) emitiu uma nota de repúdio nas redes sociais em resposta à invasão ocorrida à sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O incidente aconteceu no final da tarde de ontem, quando um movimento de ocupação invadiu o prédio em protesto contra a suspensão de bolsas e o fechamento do Restaurante Universitário.
A UFAC classificou a invasão como lamentável, afirmando que tais atos afrontam os princípios democráticos, a liberdade de expressão e as instituições legitimamente constituídas. A gestão da universidade declarou estar tomando providências para evitar maiores danos à sede do DCE.
No comunicado oficial, a UFAC destacou que promove um diálogo constante com a Diretoria do DCE, eleita democraticamente, e que está aberta para ouvir as demandas dos estudantes. Todas as medidas necessárias serão adotadas para restaurar a segurança no local.
A nota reitera o respeito incondicional aos princípios do Estado Democrático de Direito, à construção de diálogos propositivos, ao movimento estudantil e ao direito à livre manifestação pacífica.