Pular para o conteúdo

Xapuri deixa Chico Mendes de lado e foca na produção e agronegócio

Ficou claro no último sábado (05), durante a assinatura da Ordem de Serviço para a Construção da Ponte Sibéria, na fala de alguns participantes da solenidade, a verdadeira guinada que o município de Xapuri vem dando rumo a produção e agronegócio como protagonistas da geração de emprego e renda na região. 

Outrora conhecida como o berço da Florestania e terra onde nasceu Chico Mendes, a princesinha do Acre começa a alçar novos voos, deixando de uma vez por todas de lado o precário legado de um antigo governo que sempre combateu a produção e criou um “herói” artificial para tentar resolver as suas demandas pseudo-preservacionistas.

A construção da ponte segue sendo a realização de um sonho de centenas de produtores da região de Xapuri, que terão mais facilidade na escoação da produção, que chegará mais facilmente aos mercados internos. Na região, existem centenas de pequenos e médios produtores rurais, que produzem desde castanha, borracha, mandioca, milho e café que ao contrário de algumas décadas atrás, hoje contam com o apoio do governo estadual no incentivo às suas produções. 

Xapuri Rural Show

Com o objetivo de incentivar o setor, brevemente o município sediará a sua primeira feira agropecuária, “Xapuri Rural Show” evento ligado ao protagonismo rural e empresarial, que está sendo planejada para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022.

Além das exposições de produtos agrícolas e pecuários, estão previstas atrações como rodeios e shows musicais, de acordo com a organização. “A ideia é trazer um dinheiro novo para Xapuri, que hoje tem o seu maior movimento financeiro baseado nos entes públicos, a chamada economia do contracheque, então nós vamos fazer uma feira que terá cerca de 30 estandes para expor tudo o que for relacionado ao agro e fomentar essa atividade”, disse Cloves Consoli. 

Para a presidente do Sindicato Rural de Xapuri, Audilena Novais, a realização do evento é uma oportunidade de incentivar o setor que em Xapuri até pouco tempo consistia apenas na pequena agricultura de subsistência, mas que atualmente já se dedica a plantações de milho em escala comercial, por exemplo. “Essa feira é para mostrar que, organizados, nós podemos muito. O evento não é voltado apenas para o público de Xapuri, mas para as demais cidades do estado, principalmente as da regional do Alto Acre. Nossa expectativa é dar um choque nessa atividade e alavancar esse importante setor da nossa economia”, afirmou.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre