Prefeitura de Feijó investe na plantação de café clonal

A prefeitura do município de Feijó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está investindo no incentivo à cultura do café. Depois de distribuir 10 mil mudas e intermediar o financiamento de mais 30 mil, o secretário de Agricultura e Agronegócio, Chico Severiano, afirma que, em 2022, serão mais 100 mil mudas distribuídas aos agricultores. “Juntamente com o açaí e a pecuária, o café clonal formou o tripé do desenvolvimento de Feijó”, comemora o gestor.

Primeiramente realizei visitas aos cafeicultores no Ramal Granada, em Acrelândia, e participei de seminários nos municípios de Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Também estive na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)”, relatou Severiano, destacando as parcerias com o Sebrae, Embrapa, Emater, Senar, Basa e Secretaria de Estado de Agronegócio (Sepa).

O material do café clonal é fruto do cruzamento de plantas de café Canéfora, dos grupos Robusta e Conilon, e visa a desenvolver a cultura nos diferentes estados da Região Norte.

No Acre, que tem as condições naturais para o seu desenvolvimento, as cultivares foram testadas e avaliadas por meio de cinco unidades demonstrativas implantadas em Acrelândia, Rio Branco, Mâncio Lima, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Sobre a iniciativa do café clonal

O Projeto Café Forte é uma ação da Prefeitura Municipal de Feijó, em parceria com a EMBRAPA e outras Secretarias Municipais, que visa fornecer mudas de café aos agricultores familiares com qualidade, origem e certificadas de lavouras com produtividade comprovada, tanto com sistema de irrigação ou sem irrigação. Constituem-se como beneficiários diretos deste projeto, agricultores familiares do município, que com a implantação deste cultivo e uso da tecnologia trará um aumento de produção e produtividade.

Com informações d’O Acre Agora

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre